terça-feira, 22 de abril de 2008

It`s all about choices...


Lá estava eu sentada diante daquele homem tão sábio e tão sereno. Serenidade vinda das experiências. Que não se confunda aqui serenidade com passividade.
Trata-se do contrário, estava ali sentada ouvindo esse mesmo homem falar sobre vida e sobre o poder das nossas escolhas.
Dizia ele que alguns de nós se escondem atrás da famosa frase: “ Estava escrito”. Não, não estava. Quem está escrevendo na verdade somos nós mesmos. Escrevendo e escolhendo o tempo todo. Até mesmo quando ficamos parados, sem qualquer tipo de ação estamos fazendo uma opção. Optando por viver oque o tal do destino escolheu.
Concordo, porém, com a visão de que todos temos um Kharma. Não aquele kharma espirtual que viera de outras vidas. Mas sim o kharma como uma lei de ação e reação. Acredito também que tenhamos algum controle sobre ele. O ser humano e seu kharma seriam como flechas e o arqueiro.
Em um primeiro momento as flechas estão guardadas, representando o kharma passivo. Em um segundo momento o arqueiro coloca a flecha no arco e tensiona-o. Nesse ponto ele coloca uma energia potencial no arco, mas ainda possui controle sobre seu kharma, escolhendo qual a intensidade da tração ou até mesmo se ele irá pegar a flecha e guardá-la no seu local de origem.
Em um último momento ele finalmente solta a flecha. A partir daí, não há como fazê-la parar.
Se temos certo controle sobre nossas decisões, nossas ecolhas porque alguns de nós ainda reclamam de como a vida é injusta, como nada nunca acontece como planejamos.
Ou como se sofre por ter sido feita uma opção.
Simone Beauvoir disse que “ Todas as vitórias escondem abdicações”. Oque nos resta aqui é o que queremos renunciar. Renunciar não necessariamente tem tom pejorativo. Certas renúncias são muito sábias e necessárias.
Parar e reclamar da vida certamente é o meio mais fácil e mais comum. Tomar as rédeas da situação é coisa pra aqueles que têm a coragem de dar a cara a tapa.
Feliz sou de ser cercada desses corajosos que sem medo se expõem ao perigo e à aventura de viver.
Feliz será você quando descobrir que pode mais do que reclamar. O verbo aqui é ação.
“ Há os que sentam e choram e há os que se levantam e fazem”. Qual deles você quer ser?


Queridos, vale aqui a reflexão. Recomendo como leitura Kharma e Dharma do Mestre De Rose.
Ao meu querido De Rose, mais uma vez obrigada por suas tão sábias palavras e pelo sorriso sincero.

Nenhum comentário: